Divulgue no Whastapp usando:

9 Dicas para WhatsApp Marketing

Esse artigo foi produzido pela equipe de sucesso do Zap geral.



As dicas para o marketing via e-mail são muito parecidas com a dicas de WhatsApp marketing.

As duas são ferramentas que distribuem mensagens para vários contatos, esperando que os contatos façam alguma coisa ou cliquem ou comprem ou baixem ou liguem para alguém ou visite ou faça alguma coisa ou pelo menos para ficar ciente de alguma coisa.

Nas duas ferramentas a maior questão é relevância.

Se a sua mensagem for relevante, para a pessoa certa, você tem uma chance de fazer uma venda, uma ativação, alguma coisa.
Quando você erra na mensagem ou no contato ou os dois, você acaba tendo nenhum resultado e ainda correndo o risco de ser considerado spam.



Dica 1: Evite listas achadas ou compradas 

A primeira dica para o marketing via WhatsApp é não usar uma lista avulsa.

Não compre lista de celulares.
Existe listas de todo mundo que mora numa certa cidade, de todos os dentistas de um certo estado, o que você imaginar ja existe uma lista.
 

Apesar de facilmente disponivel na internet, comprar em geral é uma grande furada não só porque você vai gastar um dinheiro com essa lista mas se ela for realmente boa e bem selecionada ela vai custar um pouco mais caro mas mesmo assim você não tem nenhum vínculo com essa pessoa.

Você pode até ter uma coisa que eles precisam, você pode até ter um novo produto para clínicas odontológicas, mas isso não significa que essa pessoa primeiro quer falar com você ou que está querendo esse produto.

Comprar essa lista é muito arriscado.

A melhor solução é cultivar a própria lista Você já tem o site, já tem a página no Facebook ou seguidores no Insta ou pertence a algum grupo do WhatsApp onde for, você já começa a cultivar essa lista lá para as pessoas que mostrarem um pingo de interesse aí sim você já pode continuar conversa com elas, mas comprar uma lista zerada assim da qual você não tem nenhum contato, uma lista fria como eles chamam, é furada.

Para cultivar uma lista você cria um formulário no seu site, você pergunta nas mensagens e comentários do WhatsApp ou no Insta ou no Facebook, mas você pede o contato.
" você gostaria de receber um PDF com dicas e truques de como melhorar a sua clínica odontológica?" você cultiva esses contatos através de oferecer alguma coisa em geral.
Essa cultivação pode ser feita de várias formas, mas sempre pedindo a permissão para pessoa, para quando ela te der o contato estar ciente do que ela está te entregando qual permissão que ela está te dando.
Quando você faz isso aí a pessoa aceita a condição, aí sim você pode fazer contato com ela enquanto ela permitir ou até ela revogar essa permissão.



Dica 2: Lista boa não é quantidade mas relevância

Uma lista boa que você cultivar não vai ser a quantidade, mas vai ser a relevância.
O que que é relevância? Pessoas que consideram que o você tem a oferecer é relevante a eles.
Não adianta vender gelo para esquimó.
Uma lista boa ela vai ser não só uma que você cultivou, mas também com as pessoas que tem interesse no que você tem para oferecer.
E o que quer o risco de você começar a mandar mensagem sem relevância é de você ser bloqueado.
Se você pode ser bloqueado por uma, duas, algumas pessoas tudo bem, ser banido do WhatsApp, mas se muita gente uma alta porcentagem de pessoas te bloquear durante um mesmo dia, no mesmo período, você corre o risco de ter o seu número banido por spamando via WhatsApp.
Aqui está um exemplo, você manda uma mensagem para alguém e essa opção aparece para quem recebeu essa mensagem, essa pessoa me mandou mensagem, eu não conhecia essa pessoa e aqui eu tenho essas opções.
Eu posso reportar , denunciar essa pessoa, posso bloquear ou posso sim manter ela nos meus contatos.
Se ela vier com um papo que não tem nada a ver comigo, eu vou ficar meio indignado e vou clicar no reportar ou bloquear, um dos dois dependendo de quão irrelevante for a mensagem dela.



Dica 3: Não incomode

E a regra tanto para e-mail quanto para o WhatsApp é não incomodar? Já que você tá fazendo esse contato com a pessoa, do mesmo jeito que tem que te liga 8 horas da noite, no meio do seu jantar para oferecer algo que não tem nada a ver com você isso aí incomoda.
Uma mensagem no WhatsApp também incomoda, uma mensagem no e-mail inunda sua caixa de e-mails e aí é tudo uma forma de incomodar as pessoas, então o risco de você ser bloqueado ou banido é alto se você começar a incomodar.
Esse aí é outro cuidado que qualquer marketeiro tem que ter.
É importante você ter essa noção se você está incomodando ou não.



Dica 4: Escolha o dia e horario ideal

O melhor jeito de você incomodar menos é escolher o horário e o dia ideal.
Por exemplo se você está falando venha para o meu hotel fazenda, não adianta você mandar esse disparo sexta-feira.
A pessoa quer ir no fim de semana, mas na sexta-feira ela já planejou o fim de semana, mandou muito em cima.
Se você manda numa segunda ou terça, dá tempo dela calcular " é mesmo neste fim de semana eu posso investir 2 horas para passar um tempo com a família no hotel fazenda", você está chegando no dia certo.
O horário certo é o horário que a pessoa dedica para esse tipo de pensamento, essa decisão.
Se você começa a falar sobre até fazenda às 11 horas da manhã, às três da tarde, que é o horário que a pessoa está tentando ser mais produtivo no trabalho, você vai estar distraindo ela e ela vai falar "Não, agora não vou responder isso daqui, vou responder depois" aí que corre o risco, se a pessoa deixa para depois ela tende a esquecer.
Uma decisão, por exemplo, de ir para um hotel fazenda é uma decisão que você toma junto com marido, com a esposa ou com a família, então é melhor mandar, por exemplo, seis da tarde, sete da tarde, não uma hora bem comercial e ao mesmo tempo um horário que a pessoa vai receber isso daí vai falar " é mesmo daqui a meia hora vou estar com a família, daqui a 15 minutos eu vou estar com a família vou ver com eles o que é que eles acham.



Dica 5: Mensagem grande = spam no Whatsapp

A quinta regra é não spamear.
WhatsApp é feito para conversas, ele é um pouco diferente do e-mail, porque no e-mail você manda uma carta já com tudo, todas as informações, os links, os telefones, a proposta, o preço, você já manda o máximo possível porque não vai ter um vai e volta, você só vai meio que ler aquela carta e tomar uma decisão.
No WhatsApp não, é uma conversa você pode mandar uma frase, espera a pessoa responder, manda a segunda frase, ver se ela ainda está interessada e assim vai.
A diferença de quem já foi marqueteiro no e-mail marketing acha que no WhatsApp é mesma coisa, vai pegar um mega texto, copiar e colar.
Não, esse daí não é o jeito certo, isso daí a pessoa vai perceber de letra, sabe, a pessoa você não conhece a pessoa, o contato vai receber uma mensagem gigantesca e vai falar "essa pessoas nem tem paciência para conversar comigo, ela está apenas querendo que eu compre alguma coisa e ela não quer investir um, alguns minutos conversando comigo" e a pessoa fica insultada.
Aqui seria um exemplo.
"olá João! sabia que esse mês estamos fazendo uma liquidação no day-pass do nosso hotel fazenda Mato Cinza? clique aqui para comprar com 20% de desconto e poder usar até dezembro (exceto feriados e Réveillon) e o link".
Aqui já vem falando tudo tentando fazer a venda numa tacada e ninguém gosta disso todo mundo fica insultado com isso.
O melhor jeito seria a conversa.
Seria assim:

- Boa tarde João! aqui é Cristiano do hotel fazenda Mato cinza onde você se hospedou no ano passado lembra daqui?

- Boa tarde! lembro sim!

- Tiveram boas experiências conosco?

- Claro! inesquecível!

- Que bom! É por isso que estou em contato hoje: lançamos uma campanha no qual os clientes do ano passado ganham um voucher presentear uma outra família com 30% de desconto.
O desconto vale para sua reserva e de quem receber o voucher.
Assim vocês poderão voltar curtir nossa fazenda com seus amigos.

- Interessante.

- Quer receber? Ou acham que só viram nos visitar em 2021?

- Quanto custa?

- Nada! só precisamos saber se podemos mandar por WhatsApp ou por e-mail.

- Claro! Pode ser por aqui mesmo! obrigado!

Pronto. Você esta tendo uma conversa cordial. Não foi nada "conta logo", você teve uma conversa, viu que a pessoa está achando interessante e já perguntou o preço, ou seja já é um bom sinal quando a pessoa quer saber quando custa quer dizer que ela tá interessada.
Esse jeito "conversa" vai render alguma muito mais positivo que uma conversa brusca.



Dica 6: Ofereça algo bacana

A sexta dica que é ofereça algo bacana para trocar a atitude do contato.
O melhor jeito de você lidar com novas pessoas com qualquer contato que você faz na vida é oferecer alguma coisa.
Quando você oferece você já cria um relacionamento positivo, a pessoa já fica feliz mesmo se você entregar um chaveiro para qualquer pessoa que você encontrar a pessoa já fica "oba, ganhei alguma coisa".


Na sua empresa você deve ter algum brinde alguma amostra ou alguma dica alguma coisa interessante para oferecer para todo mundo, então por que não começa com isso? O seu produto você deve ter algum brinde alguma amostra algum convite para algum evento ou uma live de Treinamento que você vai oferecer, ou talvez até um trabalho falando "olha, se você usar nossa solução você vai economizar X mil por ano".

Se você já faz esse trabalho fica mais fácil da pessoa se defender perante as outras pessoas que vão tomar a decisão junto com ela, você já está deixando tudo mastigado para ela, para ficar mais fácil para ela comprar o seu produto.



Dica 7: Parcele os disparos

Vamos supor que você tenha uma lista de 500 contatos, os 500 clientes que ficaram na sua Pousada no mês de dezembro.
Você poderia sim fazer um disparo para os 500, pegar uma hora usar o zapgeral e disparar um a um.
Precisará cerca de uma hora, mas vale a pena fazer tudo de uma vez? Não seria melhor você testar , aperfeiçoar a sua campanha? Não seria melhor você mandar vamos dizer 50, ver como eles reagem, se reagem, talvez você esteja mandando no horário errado.
Se você vê que tem pouca gente respondendo, talvez seja o horário errado, talvez esteja acontecendo alguma coisa na televisão, talvez tá tendo algum jogo do Flamengo, tá tendo alguma coisa que as pessoas não estão respondendo ou talvez você deixa para responder depois.



Dica 8: Teste seu approach

A outra coisa que você pode fazer é um teste: Pegue sua lista de 500 numeros e faça um teste com 50 tentando uma estratégia mais agressiva.

Com o segundo lote de 50 você manda uma mensagem mais suave, bem suave.

Com o terceiro lote de 50 contatoas, tente fazer uma pesquisa: em vez de vender você vai estar falando que você vai estar fazendo uma pesquisa, só no final que você fala que você tem uma solução.


Essas daí são algumas estratégias o que você pode fazer com uma fatia da sua lista, ver o que é que produz melhor resultado e depois aplicar a que ganhou, pegar A, B ou C ver qual que foi a melhor, que teve melhor desempenho, qual mais produziu vendas ou resultados que você esperava e depois aplica isso para o resto da lista.



Dica 9: Automatize

Use mensagens enlatadas!
Existem alguns aplicativos para mensagens enlatadas, tanto para celular quanto para laptop.


O que eu gosto de usar é um teclado chamado SwiftKeyboard que serve tanto pro iOS quanto para o Android e com ele você consegue criar mensagens enlatadas e ainda criar um código de atalho. Toda vez que você escreve, por exemplo, "zz1" você já manda a primeira mensagem enlatada, "zz2" já manda a segunda.
Eu vou mostrar aqui no celular.



RESUMO: 

O grande resumo dessas 9 dicas é o seguinte: Seja relevante, ajude seu cliente e não incomode.
Se você seguir essas três você já está no bom caminho, se você ignorar qualquer uma dessas três você vai acabar ou sendo bloqueado ou não vendendo, talvez até queimando uma lista de contatos que você cultivou.
Essas foram as dicas cultivadas pela equipe de sucesso do Zap geral.
Zap geral seu disparador de WhatsApp.







Dúvidas?


Rua Belfort Roxo 161, 206, Rio de Janeiro RJ Brasil
© 2020 ZapGeral Ferramentas de Marketing para Whatsapp - Todos Direitos Reservados. Programa de afiliados.